Mark, 27 anos, Fisioterapêuta, estudante de medicina, aspirante a fotógrafo e mochileiro desde que nasci. Preguiçoso mas dedicado, inteligente e burro. De bem com a vida exceto de manhã cedo. Viajante, apreciador do Mundo e seus habitantes, em todos seus aspectos. Luto pelo que quero enquanto quero ou enquanto tenho forças. SEMPRE vejo um lado bom nas coisas. Sentido desse blog: dividir experiências que tenho o privilégio de ter. Sentido da minha vida: Vivê-la de todas as maneiras possíveis, tentando sempre criar um mundo melhor (clichê, mas é verdade). O sentido DA vida: Não sei, mas se descobrir eu prometo que vou postar aqui.

Links

- Flickr: onde tento pôr muitas fotos.
- Meu Myspace

Contato

E-mail: markgreathouse@gmail.com
MSN: markraposogreat@hotmail.com
AOL: mrkraposo






sábado, maio 30, 2009
Espiritualidade / spirituality

Chega ao fim a primeira fase da minha visita ao Nepal. Apos duas semanas trabalhando no pequeno posto de saude em Bharatpur, o fim do meu estagio traz um triste dia de despedida. A familia Adhikari, com quem vivi durante 2 semanas, realmente despediu de mim como se eu fosse um filho. Jamuna, minha mae "postica" disfarcadamente vinha perguntando como era a comida no Brasil. Percebendo a minha falta de apetite, me surpreendeu com um prato de arroz, feijao e ovo frito, com um tempero incrivelmente parecido com o da minha casa. Apos o ultimo almoco, ela marca minha testa com um po colorido chamado Tika, que de acordo com a fe hindu, traz boa sorte. Apesar da simplicidade do gesto e da comida, foi um dos presentes mais atenciosos que ja recebi.

De Bharatpur, faco uma "romaria" espiritual. Primeiro a Debghat, um santuario hindu nas montanhas onde yogis velhinhos vao se aposentar. Recebo as bencaos de um anciao, que ja sorri so de saber que eu sou do Brasil. De Debghat, parto sozinho para Lumbini, cidade onde Buda nasceu. Apesar de ter feito uma reserva em um hotel, acabo por aceitar o convite dos monges budistas que moram no local, e passo a noite em um pequeno colchonete, no monasterio adjacente as ruinas. Apos horas de meditacao com os simpaticos monges, sinto meu espirito fortalecido para a escalada ao Himalaya que comeca amanha.

Nepal - Monk

The first phase of my visit to Nepal comes to an end. After two weeks working at the small health post in Bharatpur, the end of my internship brings a sad day of farewells. The Adhikari family, with whom I lived for two weeks, said goodbye as if I was truly their son. Jamuna, my host mother had been discretely asking me about how the food was in Brasil. Noticing my lack of apetite in the last few days, surprised me with a plate of rice, beans and a fried egg (a traditional brasilian meal), seasoned to perfection just like my real Mom would have made it. After the last lunch, she marks my forehead with a colored powder called Tika, which according to Hindu faith, brings good luck. Despite the simplicity in the gesture and the food, it was one of the most thoughtful gifts I have ever received.

From Bharatpur, I go for a spiritual journey. First to Debghat, a hindu sanctuary in the mountains, where old yogis go to retire. I receive the blessings of an elder, who smiles just for knowing that I was from Brasil. From Debghat, I go alone to Lumbini, the birth place of Buddha. Although I had made a reservation in a guesthouse, I end up accepting the invitation from the monks that live there, and spend the night on a small mat, in the monastery adjacent to the ruins. After hours of meditation with the friendly monks, I feel my spirit strengthened for the trek up the Himalaya, due to start tomorrow.

1:11 PM | 2 comments


Blogger